quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Vestibular - Uma grande injustiça com o jovem brasileiro


"Muitos perdem a oportunidade de fazer o ensino superior por causa da grande concorrência."

Hoje em dia o número de pessoas que fazem testes de seleção para fazer o ensino superior no país aumentou assustadoramente. Com isso, a concorrência aumenta e o número de vagas continua baixo. Resultado: O número de Reprovados no teste aumenta. Quantos brasileiros não serão reprovados no vestibular daqui a cem anos se a constituição não der cem por cento de direito ao cidadão de fazer o ensino superior? Eu ainda não tenho idade para fazer o vestibular mas vejo o quanto é difícil para algumas pessoas conseguirem uma vaga.

Num país como o Brasil, onde o índice de analfabestismo é altíssimo, onde as escolas públicas têm um nível baixíssimo de desenvolvimento, como é que vamos nos desenvolver, em todos os sentidos?
"O problema do Brasil está sem dúvidas na educação."

O Brasil é um país "emergente", mesmo assim a grande maioria da população é pobre. Como é que o país vai sair da miséria se o único destino dos pobres é a péssima educação pública?

Muitos jovens se sentem pressionados pela família, pela escola, pelos amigos quando estão se preparando para o vestibular. Já estou imaginando como vou ficar nervoso quando for fazer o teste.

Muitos jovens ficam tão nervosos que não conseguem nem fazer a prova. Ficam doentes, depressivos só de pensar no vestibular, de encarar milhares de outros jovens numa provinha que não mede conhecimento de ninguém. Imagine... Quantas pessoas com potencial e talento em diversas áreas não perdem a vontade de estudar depois que são reprovados no vestibular?

"Se nós jovens somos o futuro do país, como dizem os nossos governantes, como é que eles podem restringir tanto o nosso direito ao ensino superior?"

Comentem!

12 comentários:

Caroline Madruga disse...

Realmente... mas infelizmente estamos num país onde o presidente é semi alfabetizado né.

faço 9º e fico com dor de cabeça só de pensar no vestibular.

Apesar dos recursos e programas voltados para tentar reduzir os índices de analfabetismo no País, os governos estaduais, municipais e federal ainda enfrentam um dado nada animador: 75% dos que não sabem ler no Brasil têm mais de 40 anos. Com uma média de idade de 54 anos, essa é uma população que precisa vencer a falta de motivação, interesse e até dificuldades físicas para se animar a aprender as primeiras letras.
Neste mês, governadores e prefeitos ouviram do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Educação, Fernando Haddad, um apelo para que busquem dinheiro que o governo federal tem disponível para investir na alfabetização de adultos. O pedido é uma tentativa de fazer com que, nos próximos dois anos, o País consiga chegar a uma taxa de analfabetos de pelo menos 7%. Hoje é de 10% (ou 11 milhões de pessoas), porcentual alimentado principalmente pelos maiores de 40 anos.

As dificuldades de alfabetizar essa população se traduzem em números - foi exatamente essa faixa etária que teve a menor redução nos últimos 15 anos. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), a taxa de analfabetos entre as pessoas acima de 40 anos passou de 29,2% em 1992 para 17,2% em 2007. O ritmo foi bem mais lento do que o registrado, por exemplo, entre os 15 e 17 anos - caindo de 8,2% para 1,7% (mais informações nesta página). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.



Blog: http://suavidaorganizada.blogspot.com/

Anderson Meireles disse...

Eu compartilho da opinião de Rubem Alves.
Que se acabem os exames vestibulares!

Louan Brasileiro disse...

"Você ainda pode sonhar".
Um dia ainda chegaremos lá.
Aguardo teu comentário em meu blog
http://louanrocks.blogspot.com/
Abraços.

nando89 disse...

digo por experiencia propria... caso voce se prepare com vontade... o vestibular vai parecer uma prova rdcula.

digo isso pq estudei 75% em colegio publico... so fiz o ensino medio num colegio particular por ter conseguido passa numa prova.

cara, voce num precisa ficar assustado nao... pelo contrario, quanto mais tranquilo melhor pra tu; eu passei de primeira.

o lance da galera se dar mal no vestibular é a ilusão de querer se preparar apenas no terceiro ano ou pior...faltando 6 meses pra prova.
eu me preparei desde o primeiro ano do ensino medio, de uma maneira bem light...sem sacrificios nenhum... basicamente... no ensino medio eu era o unico da minha turma que ainda saia nos fds.

concordo que o vestibular é injusto... mas cara... muitas coisas na vida nao sao... nos paises desenvolvidos num tem vestibular, porem o candidato e escolhido por intrevista... se vc num entrar nos padroes deles vc é eliminado...quer mais injustiça q isso?

eu ja estou na metade da faculdade e digo... se voce axa q o vestibular é uma injustiça... e melhor ter cuidado com a universidade.

digo que o vestibular é a coisa mais facil da universidade...e injustiças sempre vao existir.

minha sugestão é que voce desincane disso aproveite o ensino medio q e a melhor fazer dum jovem...e se prepare aos poucos...


um abraço...qualquer duvida
http://livenando.blogspot.com/

Unknown disse...

Apenas registrando visita


http://pensooque.blogspot.com/

Anônimo disse...

Eu penso que, em relação as faculdades e universidades privadas, deveria sim acabar o vestibular, pois é pago mesmo, então não tem necessidade de prova. Mas, quando se trata de universidade pública, onde não entra a questão do dinheiro, o vestibular ainda é a forma mais democrática de acesso, e não venham com argumentos de que só os que estudaram em escolas particulares entram, pois é mentira, tenho dois amigos que fizeram universidade federal e são bem pobres e por outro lado, tenho uma prima que estudou nos melhores colégios e já tentou umas 4 vezes para universidade federal no curso de Medicina e não passou.

Instituto Filhos disse...

Acho que bom seria se primeiramente tivesse mais escolas públicas e com um melhor ensinamento,pois atualmente e sempre, pra falar a verdade, só tivevos um ensino decente em escolas particulares. Com o aumento de boas escolas no país melhoraria muito a qualidade de vida da maioria dos cidadãos,mas mesmo assim não teria vaga em vestibulares para todos,pois somos em muitos e temos muito poucas universidades no país.

Vivemos num país onde nao só o jovem é prejudicado nesse caso,mas sim toda a população,pois se tivesse mais pessoas dominando sua profissão teríamos um país mais rico e não um país onde mais da metade da população vive na miséria.


http://www.sitedetirinhas.blogspot.com/

raulrais disse...

Eu li nos comentários que fizeram o nosso presidente é semi alfabetizado? sim. Mas mesmo assim conseguiu fazer coisas que nenhum outro presidente fez, eu não gostava do Lula, mas depois ele começou a ganhar minha admiração, é graças a ele que o Brasil hoje está sendo uma das melhores economias do mundo diante dessa crise. Já em relação ao ensino superior, eu começarei faculdade o ano que vem, não fui prestar vestibular no meu ultimo ano de escola(muitos prestam para ter uma noção de como é), só fiz o ENEM, obtive uma nota alta, mas não fui desesperado atrás de nenhuma faculdade, queria pensarm mais sobre o assunto, hoje eu sei que o que quero é Design Gráfico, mas antes eu estava indesiso, meus pais também me deram apoio, não me forçaram a prestar vestibular. Mas quando chegar a sua vez, eu lhe desejo sorte.

Mente Cuca disse...

Ih... Já vi que neste post eu vou escrever pra caramba :D

Bom, essa é a realidade né?! Infelizmente...

Eu ano passado fiz meu primeiro ano de cursinho pré-vestibular. No terceiro ano do Ensino Médio tentei para Relações Internacionais na UFF, porém não consegui passar :( Então estudei muito durante todo o ano de 2008. De novo, fiz vetibular para Relações Internacionais. Dessa vez, eram 40 cand/vaga na UFF. Fui muito bem até. Consegui pontuação suficiente para passar em qualquer curso, menos Medicina e... Relações Internacionais! :( Como me arrependi de ter optado por R.I :(

Fiz também UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), só que como eu estava confiante pois fui muito bem na UFF, fiz a prova de qualquer maneira (um erro). Na UFRRJ coloquei para Direito (pois não tem R.I.) e, agora, estou em 2º na lista de espera. Não sei se vou conseguir entrar pq a 8ª e ultima reclassificação sai dia 4 de março (5 dias antes do começo das aulas), e não sei se após as aulas começarem haverão mais reclassificações. Pena não ter colocado Direito na UFF :( Teria passado...

Agora estou em casa, esperando os resultados finais... Torcendo para entrar na ultima hora. Caso contrário, será mais um ano perdido na minha vida :/ E eu que pensava ir entrar na faculdade com 17, já to com 18 e nada...

Mas boa sorte para nós ;)

Disse que ia ser um comentário longo... rs... Sorte sua que ainda me contive para nao escrever mais reclamando sobre sistema de pontos, de cotas, e tudo mais :P

Espero sua visita no blog e espero que visite sempre ;)

BLOG MENTE CUCA
http://mentecuca.blogspot.com/

grupo gauche disse...

por um lado, também acho que se não fosse uma seleção, a turma não estaria nivelada, o que seria difícil até pra acompanhar... já passei por essa experiência e acredito que com dedicação e estudo É POSSÍVEL! Mas é claro, precisa-se mais vagas em universidades públicas, sejam estaduais ou federais!

Anônimo disse...

Apoiado!





http://rodamorta.wordpress.com/

Unknown disse...

realmente eh uma meda esse vestibulares



http://sonabrisa.nomemix.com/
comente as postagen mais antigas tabem,
e entre na comunidade dele
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=23965519
atualização diaria.